Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Transporte Urbano


Todos os dias, principalmente nas últimas semanas tenho experimentado a emoção do transporte urbano no Rio de Janeiro em horário de pico, digo a emoção para não dizer o caos. Trabalho na zona sul da cidade e morava na zona norte, era só atravessar o Rebouças que estava no trabalho, pegava trânsito, mas estava tudo normal, meia hora quarenta minutos no máximo era o que demorava. Agora morando mais longe está infernal. Tenho demorado duas horas, duas horas e meia. Três conduções para chegar mais rápido e às vezes até incluindo metrô. A maratona começa às 6hs da manhã e termina às 11hs da noite após a aula.
Hoje para chegar ao trabalho além do engarrafamento, enfrentei um ônibus mega, hiper, super lotado, senti inveja da sardinha enlatada, com certeza ela tem mais espaço do que eu tive naquele bendito 460. As pessoas já chegam no trabalho suadas e fedorentas.
Ontem à noite ao sair da faculdade peguei um ônibus com um motorista louco, imprudente. Várias pessoas preferiam saltar no caminho (me inclua nesse grupo) e esperar outro ônibus a seguir com ele, pois estava cego de raiva e por isso colocava a vida de todos em risco.
Estudo no centro da cidade e para chegar à faculdade saindo do trabalho é triste, duas conduções ônibus e metrô. O metrô é rápido, mais seguro e lotado. Outro dia fui ao shopping e tive que pegar a linha 2 às 18hs, “claustrofóbica” a estação do Estácio, se alguém tropeçar na estação vai ser um efeito dominó que vai parar nos trilhos, sem exagero.
Antes trabalhava e estudava próximo a minha casa não tinha noção. Agora perco praticamente um dia por semana no trânsito, pois quando saio do trabalho e volto direto para meu lar doce lar, são mais duas horas de trânsito, “contabilizando” as horas gastas: 4hs por dia, 5 dias na semanaà 4 x 5 = 20. VINTE HORAS POR SEMANA NO TRÂNSITO. Inaceitável.
O Rio de Janeiro precisa de investimentos nos transportes públicos, mais trem, metrô e com qualidade, onde as pessoas não fiquem amontoadas uma nas outras. Não moro tão longe assim, imagino quem mora mais longe que eu.
Esse é o meu desabafo!!

2 comentários:

Flávia disse...

Angel meu anjo vermelho.....

estamos juntas e misturadas.....vou contabilizar as minhas. Vamos lá:

Gasto exatamente: 16 horas e 15 minutos no transito por semana....isso é por que pego metrô, imagina se fosse de onibus....

uiiiii

beijokasss

Unknown disse...

ola minha querida . O globo do ultimo Domingo noticiou que 10% do Produto Interno Bruto da cidade foi perdido nos transitos da cidade, no entanto, a perspectiva é de se chegar em média mais 2000 veiculos de passeio até final de 2008. o transito é uma questão inerente das grandes cidades. Em São Paulo exitem transitos de até 5 kilometros, enquanto no RJ 1km já é considerado insustentável. O Rio de Janeiro vive basicamente do que se arrecada do petróleo, a cidade não progrediu nos ultimos 8 anos de governo, deiferente de São Paulo. Por isso, infelizmente, o Transito é o ônus do suposto "progresso"