Powered By Blogger

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Avós

Existe algo de mais especial na vida de alguém do que poder chegar à fase adulta da vida e ainda ter os avós vivos?
Perdi meu avô quando tinha três anos, mas tenho lembranças dele até hoje. Foi o meu avô, meu pai e meu padrinho. Gostaria muito de tê-lo aqui, sei que tudo seria mais alegre, apesar de ter certeza de que onde está olha por toda minha família.
Sábado passado, minha avó comemorou 89 anos de vida e resolvemos fazer um bolinho na casa dela. Naquelas horas que estive lá me lembrei de tantas coisas, da pessoa que ela era e na que temos hoje em dia.
Minha avó sempre foi uma mulher forte, batalhadora... Ela e meu avô não chegaram nem a concluir o primário, mas criaram um filho que se tornaria médico e uma filha economista, mais todos os parentes que ajudaram a encaminhar, já que moravam na cidade.
Minha avó sempre foi pé no chão, já meu avô o sonho. Talvez por isso ficaram juntos até que a morte de meu avô os separou há quase 22 anos atrás. Ela permaneceu forte, vaidosa, religiosa, uma cozinheira de mão cheia. Adora vir pro Rio passar as férias com ela, apesar de não ser a neta predileta. O predileto sempre foi meu irmão mais velho (o primeiro neto homem) e minhas primas (primeiras netas), mas não tinha problema. Íamos à praia, ao cinema, tomávamos sorvete e comíamos muita batata frita, pois ela adorava e minha mãe não gostava que nós comêssemos. Não se metia em nossa educação, mas se necessário dava umas palmadas. Ensinou-me a rezar. Ouvia a Ave Maria sempre às 18hs na Rádio Globo e nos fazia ouvir também e a pedir a benção. Só então a televisão podia ser ligada. Era chato, mas hoje sinto falta. Quando tive pneumonia me obrigava a tomar vitaminas e sucos de uma em uma hora. Não suporto vitamina até hoje, mas agradeço a Deus por ter tido ela para ajudar minha mãe, pois a babá nunca me obrigava.
Quando mudei para o Rio fomos morar no mesmo prédio. Tivemos muitos conflitos. Fiquei sem ir a casa dela, mas hoje eu compreendo tudo. Adolescia.
De uns anos pra cá minha avó foi esquecendo as coisas aos poucos e se tornando dependente de tudo. Hoje em dia muito mal sabe quem é. Dói muito vê-la assim. No mês de dezembro nos deu um susto, pois tomou um tombo. Foi horrível. No dia de Natal tive uma crise de choro, sua fragilidade me fez acreditar que foi o último Natal dela “entre nós”. No dia de seu aniversário agradeci a Deus por tê-la aqui e por poder segurar sua mão e ouvir depois de tanto tempo “Minha netinha, eu te amo. Você é linda”. Cantamos um hino que ela gostava de ouvir na igreja (ela era do coral) e ela ficou alegre e até acompanhou o hino, eu a neta idiota, fiquei aos prantos. Ela não soube do câncer da minha mãe e nem sabe do câncer que meu tio enfrenta, mas se lúcida estivesse, ia cambalear, mas estaria ao lado dele, fazendo muitas vitaminas, sopas, papa, rezando e dizendo que aquilo ia passar, pois Deus é muito mais.
Vi que minha avó soube viver, soube ser mãe, amiga, mulher, pois ao término de sua vida tem muitas pessoas que a amam a sua volta, que cuidam dela com muito amor. Queira Deus que eu possa chegar ao término da minha vida assim.
Durante essa semana vi minha melhor amiga perder sua avó e todo sofrimento que isso trouxe a ela e a sua família. Chorei muito. Adorava a avó dela e o “vô” tadinho, está sofrendo muito. Estive com ela no fim do ano passado e ninguém podia imaginar que isso aconteceria. Vida e morte sempre caminhando juntos.
Tenho medo de perder “a minha”, por mais que a D. Natinha que esteja lá não seja “a mesma” da minha infância que dizia que não veria os meus 15 anos. E viu. Queria ela bem forte na minha formatura que ela sempre sonhou, mas Deus não quis assim. Então que seja feita a vontade dele.
Aproveitem esses anjos chamados avós. Ouçam bem o que dizem, pois seus cabelos brancos e suas rugas são sinônimos de experiência. Abracem e beijem muito, pois o manhã pode não chegar.
*************************************************************************************
Estou sumida. Meu tio está muito debilitado. E coisas não muito boas aconteceram nesse início de ano. Me dedicando mais à minha família e aos meus amigos, estão precisando de mim.
Bjoks

10 comentários:

Fernanda disse...

eu só tenho uma avó agora! ela vai fazer 90 em julho...
mas a minha vó tá inteirona, nào esquece nada e faz tudo vai a igreja (ela é a protetora da chave, ela quem abre a igreja!)
minha vó foi muito forte quando perdemos mamãe, mas aquela lá vai passar dos 100 facilmente, tem uma saúde de ferro!
elas são maravilhosas, nos estragando e nos mimando e também nos educando... tenho tantas lembranças boas dela (antigas e recentes)...
bjks e muita saúde pra sua vó também!

Fernanda disse...

Eu tenho as 2 avós... Mas, já perdi meus 2 avôs!
Antes, eu não ficava muito com eles... Achava q eles estaria no mundo pra sempre... que ironia, né?
hoje, queria q eles estivessem aqui... pra ensinar um pouco mais das coisas que eles já viveram!
sinto falta... me arrependo por não ter aproveitado mais com eles...
Melhoras pro seu tio!!!
um abraço! Fique com Deus!
Nanda

Natyx Lisboa disse...

Eu tenho minhas duas avós, o avô paterno nao conheci e o avô mterno morreu a uns 3 anos, foi um baque horrivel tanto pq eu senti ele adoecer a kilometros de distancia e senti ele morrer..é foodaa!

mas força aee, melhoras pro seu tio
e tudo dara certoo
beijaoo

Madame disse...

Ah, a minha avó tem Alzheimer também. Ela está no mesmo estágio que a sua, ao que me parece. Mas sabe que no fundo, ela ainda é uma pessoa feliz? Mesmo em seus delírios, ela parece sempre contente. A vida é cruel com a gente, né?
Eu espero que seu tio fique melhor. Só nós sabemos a dor que essa doença nos proporciona... Obrigada pelas mensagens de carinho. Abraços.

Fernanda disse...

Oi!!
Passando pra lhe desejar um ótimo fim de semana!!!
beijinhus!

Fabi disse...

Força menina...
eu ainda tenho meus avós maternos, mesmo já perdendo meu avó pro Alzaimer.
Tb tenho minha vovó paterna.
E sugo todas as lições de vida que posso ter deles..
bjs

Fernanda disse...

Ei sumida...
como estão as coisas?
melhorando? eu espero que sim!

To fazendo uma brincadeirinha lá no blog... se quiser participar...tah?

beijinhus

ps.: se precisar de algo... to aqui! =)

Saulo Prado disse...

Estou só batendo o ponto!
Vim conhecer seu cantinho!!!
E adorei!!!!

Fernanda disse...

Oi!
Gostei de ver!!!! Está voltando!!! yupiiiiiiii! hehehehe!
Talvez se expressar aqui possa te fazer se sentir melhor...
Uso o blog como terapia, as vezes... hahahaha!
Como estão as coisas?
Espero que bem... =)
Se precisar de algo... é só falar, ok??
Um beijão pra ti... e te desejo muita força!!!
beijos!

Anônimo disse...

oi.. tempo que não apareço por aqui. e seu texto se encaixou perfeitamente com uma situação da minha vida... me fez bem ver q não sou a unica..

te desejo toda força do mundo

um bjo